sexta-feira, junho 29, 2007

RECEBIDO DA SOCIEDADE PORTUGUESA DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÂO


A Associação Ao Norte e o Gabinete de Estudos para a Educação e Desenvolvimento da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo apresentam, no próximo dia 5 de Julho (quinta-feira), o documentário Caminhu Ku Futuru. A sessão terá lugar no Auditório do Grupo Cultural e Desportivo dos Trabalhadores dos Estaleiros Navais, no Largo das Almas (traseiras da Igreja das Almas), às 21.45 horas, entrada gratuita.

O documentário Caminhu Ku Futuru regista as percepções de vários actores educativos a nível regional e comunitário sobre a importância da escola e da educação de base para o desenvolvimento local no contexto de um pequeno país insular ˆ Cabo Verde.

São abordadas situações específicas no interior da ilha de Santiago (particularmente no concelho de Santa Catarina e no pólo educativo da Ribeira da Barca) que se relacionam com o contributo da educação para o desenvolvimento social e educativo local.

A câmara acompanha no trabalho quotidiano Joaquim Furtado, Delegado de Educação do concelho de Santa Catarina, e Osvaldino Moura, gestor e coordenador do pólo Educativo de Ribeira da Barca, procura pôr em relevo os grandes desafios que se colocam e focar casos de envolvimento positivo no sistema de educação e formação que espelham a dinâmica das comunidades e a resolução de problemas a partir das iniciativas que são apropriadas a nível local e nacional.

Este trabalho enquadra-se numa perspectiva mais ampla de intervenção e reflexão resultante de uma ligação muito rica que a Escola Superior de Educação de Viana do Castelo tem estabelecido ao longo dos últimos cinco anos com escolas, comunidades, organizações não-governamentais e outros actores no contexto do desenvolvimento, muitos deles situados no meio rural e que têm uma preocupação com a escolarização das crianças e com a qualidade da educação numa perspectiva africana de desenvolvimento endógeno.

Ficha técnica

Realização ˆ Carlos Eduardo Viana
Produção ˆ AO NORTE para o Gabinete de Estudos para a Educação e Desenvolvimento (GEED) da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo
Produção executiva ˆ Rui Ramos
Câmara ˆ Ricardo Geraldes
Som ˆ Alexandre Martins
Montagem ˆ Rui Santos e António Soares
Coordenação do projecto ˆ Júlio Santos (GEED)